O Diretor de Marketing de uma empresa de segurança de cadeia de bloqueio foi acusado de desvio de fundos; Peter Thiel chama Bitcoin de „arma“ da China (mas ninguém se importa), e o patrimônio líquido da CZ sobe para US$ 1,9 bilhões.
A empresa de segurança Blockchain Beosin foi o foco de um grande escândalo depois que seu Diretor de Marketing Gao Ziyang foi levado sob custódia e acusado de desvio de ativos estatais. Alega-se que ele tem usado fundos do governo para reduzir a BTC sem sucesso, resultando em uma liquidação maciça de mais de 300 milhões de renminbis, ou US$ 45 milhões de dólares.
Beosin, também conhecido como Lianan Tech, tinha uma relação de trabalho com as autoridades chinesas e estava ajudando-as a investigar esquemas fraudulentos de levantamento de fundos. Após a apreensão de fundos em 2020, Beosin foi encarregado de armazenar e vender os ativos, para mais tarde serem devolvidos ao tesouro do Estado.
Em vez de vender os ativos, a CMO Gao Ziyang supostamente abriu uma posição curta no final de agosto, na esperança de aumentar o tamanho das posições para ganho pessoal. Na época, a BTC estava negociando em torno de $12.000.
As autoridades dizem que os registros obtidos da OKEx mostram que a posição começou a usar uma alavancagem de 10x, antes de aumentar para 100x, e eventualmente acabou em liquidação. Eles começaram a perguntar sobre o paradeiro dos fundos, antes de finalmente perceberem que os ativos não estavam mais na carteira.
On-line, as pessoas se maravilharam com a idade de Gao Ziyang, que foi descrito como em seus vinte e poucos anos. O futuro da Beosin, que já foi considerada como uma empresa de segurança de cadeia de bloqueio credível na China, está agora em sérias dúvidas.
As afirmações de Peter Thiel, Bitcoin, ignoradas
Na quarta-feira, o co-fundador do PayPal e capitalista de risco, Peter Thiel alertou que o governo chinês pode estar usando o Bitcoin como uma „arma financeira“ para minar a estabilidade do dólar americano.
A reação foi bastante silenciosa, pois apenas 30 comentários responderam à história sobre a Sina Finance, uma conta de mídia social com mais de 23 milhões de seguidores. Um dos principais comentários simplesmente apontou que „Bitcoin não foi inventado pela China“, enquanto outro comentário simplesmente declarou „Impossível“.
Binance bilionário
Na quinta-feira, o fundador do Binance Zhao Changpeng, mais conhecido como CZ, apareceu como #1664 na lista anual de bilionários da Forbes. Seu patrimônio líquido está agora listado em $1,9 bilhões, um aumento de $700 milhões em relação à última lista em 2020.
Nanjing Ribensi comprada pela empresa americana
US Company Future FinTech anunciou no início desta semana que havia concordado com um acordo para adquirir a empresa mineradora chinesa Nanjing Ribensi Electronic Technology Co. A Nanjing Ribensi opera uma fazenda mineira que pode operar até 30.000 máquinas de mineração Bitcoin.
O acordo valia aproximadamente $9,1 milhões de dólares e estipula que a empresa mineradora deve gerar nada menos que aproximadamente $2,3 milhões de dólares em 2021.
Os padrões de cadeia de blocos acelerados
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China solicitou a implementação acelerada das normas da cadeia de bloqueio em um novo plano lançado em 1º de abril. O plano foi emitido conjuntamente por 28 departamentos governamentais e também incluiu tecnologias como computação em nuvem, IoT, e grandes dados.